top of page
Buscar
  • Foto do escritorfilmescults

Santiago, Itália | Itália/França/Chile 2018 | Nanni Moretti

Atualizado: 16 de abr. de 2020

Aplaudido pelo Bonequinho na crítica do jornal O Globo, "Santiago, Itália"(Itália/França/Chile, 2018), filme do italiano Nanni Moretti, diretor duas vezes vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, relata um episódio histórico, o golpe contra o presidente chileno Allende seguido da ditadura de Pinochet, e a perseguição política que levou a Embaixada da Itália em Santiago a abrigar e salvar vidas de cidadãos chilenos, posteriormente levados para a Itália como imigrantes. Segundo a crítica Susana Schild, “Santiago, Itália” se justifica como mais uma revisão de um passado ao mesmo tempo tão distante e tão próximo". Leia a seguir o texto completo.




‘Santiago, Itália’: crítica

Bonequinho aplaude: ajuda italiana a vítimas da ditadura no Chile

Susana Schild De costas para a câmera, Nanni Moretti observa Santiago, cenário de uma das páginas mais sinistras da história da América Latina: o golpe contra o presidente chileno Allende seguido da ditadura de Augusto Pinochet. Quase 46 anos depois, o diretor italiano, assumidamente de esquerda, entrelaça cenas de arquivo e entrevistas com perseguidos políticos, como os cineastas Miguel Littin e Patricio Guzmán. Na lista, estão também duas vozes do “outro lado”: um militar um policial.

Além do rastro, Moretti tinha o objetivo de revelar o engajamento do consulado italiano em Santiago no asilo a perseguidos. A reconstituição ressalta a acolhida solidária em terra estrangeira, cenário oposto ao atual vivido por milhares de migrantes em busca de uma vida mais digna.

Mesmo sem a contundência de “Nostalgia da luz” (de Patricio Guzmán), por exemplo, “Santiago, Itália” se justifica como mais uma revisão de um passado ao mesmo tempo tão distante e tão próximo. https://oglobo.globo.com/rioshow/santiago-italia-critica-23750138

Para assistir ao filme, clique no link abaixo: https://www.belasartesalacarte.com.br/santiago-italia

3.632 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page