top of page
Buscar
  • Foto do escritorfilmescults

Possessão | Andrzej Zulawski | França

Atualizado: 16 de abr. de 2020

Disponível no cardápio do Belas Artes À La Carte, “Possessão” é mais que cult, já se tornou um clássico. Filme de 1981, dirigido pelo polonês Andrzej Zulawski, deu à sua protagonista Isabelle Adjani o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes e, quase 40 anos depois, se confirma como obra atemporal. Ou melhor, obra-prima, como escreveu o jornalista André Barcinski no texto que você vai ler a seguir.


“Possessão”: filme clássico, trilha clássica...

POR ANDRE BARCINSKI


No meio dos anos 80, um filme frequentou as sessões de meia-noite em cineclubes de Rio e São Paulo e fez a cabeça de muita gente: “Possessão” (1981), do polonês Andrzej Zulawski.

Parte horror gótico, parte drama familiar, “Possessão” é um ensaio sobre a solidão, um dos filmes mais emblemáticos da fase final da Guerra Fria e da exaustão e distanciamento que ela causava na Europa.

Resumindo, o filme relata a desintegração do casamento de Anna (Isabelle Adjani) e Mark (Sam Neill). Mas a história do casal é só o pano de fundo para Zulawski falar do abismo político e humano que ele, exilado na França, conhecia muito bem.

“Possessão” é um filme gelado, filmado em tons pastel e cenários esparsos. Sua mistura de erotismo, sangue e política o tornou um “cult” nos anos 80. Não duvido que Lars Von Trier tenha passado muitas noites em cineclubes na Dinamarca assistindo a essa obra-prima.

Além de uma trama misteriosa e sobrenatural e um clima envolvente de paranoia, o filme tem uma trilha sonora eletrônico-minimalista que se tornou clássica entre fãs de música experimental.

Composta pelo polonês Andrzej Korzynski, a trilha acaba de ser lançada pelo selo Finder’s Keepers. Já encomendei meu CD.

De acordo com a gravadora, mais da metade das 25 composições do CD ficaram de fora do filme e nunca foram ouvidas por ninguém além do próprio Korzynski.

Aqui vai um gostinho da genialidade de Korzynski. Ouça a composição que abre o filme, “The Night the Screaming Stops”.


2.568 visualizações0 comentário
bottom of page