top of page
Buscar
  • Foto do escritorfilmescults

Joan Fontaine: uma das maiores atrizes do Cinema de todos os tempos

De família britânica, ela nasceu no Japão e veio a se tornar uma das maiores atrizes do Cinema de todos os tempos, com auge da carreira nos anos 1940: Joan Fontaine (1917–2013). Indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelos filmes "Rebecca, a Mulher Inesquecível" (1940) e "Suspeita" (1941), ambos de Alfred Hitchcock, ela conquistou o prêmio pelo segundo deles, entrando para a eternidade como a única atriz dirigida por Hitchcock a ganhar a estatueta dourada. Falecida aos 96 anos em sua casa, em Carmel (Califórnia, EUA), com a sua morte "encerra-se o ciclo de uma das últimas estrelas da idade dourada de Hollywood", segundo escreveu Rocío Ayuso em texto publicado no jornal El País e que você pode ler abaixo, na íntegra.


Morre Joan Fontaine, um dos últimos elos com a Hollywood dourada

A atriz ganhou um Oscar por 'Suspeita' e morreu em Carmel, Califórnia, aos 96 anos


ROCÍO AYUSO

Los Ángeles - 16 DEZ 2013


Com a morte de Joan Fontaine aos 96 anos, encerra-se o ciclo de uma das últimas estrelas da idade dourada de Hollywood. A ganhadora do Oscar por “Suspeita”, uma das atrizes favoritas de Alfred Hitchcock, que o produtor David O. Selznick lançou à fama, morreu no domingo em sua casa em Carmel (Califórnia, EUA) de causas naturais. Sua carreira artística prolongou-se ao longo de seis décadas e rendeu duas indicações para o Oscar, que não venceu, por “Rebeca, a mulher inesquecível” e por “De amor também se morre”. Porém, mais do que por sua carreira, Joan Fontaine foi famosa pela rivalidade que a unia – ou melhor, a separava – de sua irmã e também atriz, Olivia de Havilland.

Sua irmã maior foi a primeira a ter sorte em Hollywood, o que forçou Joan a mudar de nome. E seus primeiros passos foram papéis menores em filmes como “A Million to One”. Nada comparável ao clássico que sua irmã estrelou em 1939, “E o vento levou...” em que interpretou Melanie. No entanto, foi Fontaine, não de Havilland, a preferida de O. Selznick, que numa festa a apresentou a um diretor que começava a despontar: Alfred Hitchcock.

Com Hitchcock, ela filmou “Rebeca” e anos mais tarde, “Suspeita”, ambos trabalhos pelos quais recebeu uma indicação ao Oscar, prêmio que conseguiu transformar em estatueta com esta segunda fita. Foi esta vitória, em 1942, que envenenou para sempre o relacionamento entre as atrizes nascidas no Japão de uma família britânica com um distante parentesco com a família real. No mesmo ano em que Fontaine defendia a candidatura por “Suspeita”, de Havilland foi candidata por “A porta de ouro”. Fontaine não só ganhou o Oscar como se negou a aceitar os parabéns de sua irmã. Nunca mais se dirigiram a palavra. De Havilland ganharia nos anos seguintes outros dois Oscar, por “Tarde demais” e “Só resta uma lágrima”. Fontaine e De Havilland, ainda viva e com 97 anos, são as únicas irmãs que conseguiram um Oscar na história da premiação. Mas como declarou Fontaine em uma entrevista, a rivalidade sempre existiu. “Minha irmã é um leão; eu, um tigre. E, segundo as leis da selva, nunca poderemos ser amigas”, disse. Inclusive durante a reunião de legendárias ganhadoras do Oscar organizada pela academia em 1979, as duas irmãs foram situadas em polos opostos do palco.

Ela foi a única atriz que trabalhou com o mestre do suspense Hitchcock e conseguiu um Oscar, além de ter protagonizado para Orson Welles o clássico da literatura inglesa “Jane Eyre”, de Charlotte Brontë, e os filmes “September Affair” e “Island in the Sun”.

Casada e divorciada em quatro ocasiões, Fontaine deixa duas filhas de seus diferentes casais. “No momento em que escuto a marcha nupcial, acaba o casamento”, comentou Fontaine em uma ocasião. A atriz também foi reconhecida como decoradora de interiores e como pilota profissional, alguém que saiu de seu retiro para protagonizar em 1994, aos 77 anos, o telefilme “Good King Wenceslas” e para participar como júri do Festival Internacional de Cinema de Berlim.


Assista ao filme Suspeita no Belas Artes À LA CARTE: https://www.belasartesalacarte.com.br/suspeita


Para mais dicas sobre filmes, assista nosso canal no youtube: https://www.youtube.com/c/MelhordoCinemaporBelasArtesALACARTE


1.109 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page