top of page
Buscar
  • Foto do escritorfilmescults

NOITE DE VERÃO EM BARCELONA | DANI DE LA ORDEN | 2013 | ESPANHA


Cena do filme "NOITE DE VERÃO EM BARCELONA"


"Noite de Verão em Barcelona" (Espanha, 2013), disponível no streaming À La Carte, é um filme apaixonante (literalmente!), dirigido por Dani de la Orden, um cineasta que adora contar histórias sobre o amor e suas confusões. "Noite de Verão em Barcelona" fez tanto sucesso na Espanha, que o diretor repetiu a fórmula em mais um filme, situado em outra estação do ano, com o título "Noite de Inverno em Barcelona" (2015), inédito no Brasil. Se você gosta de filme-coral, aqueles com diversas histórias entrelaçadas, certamente vai amar este, realizado com leveza, sinceridade e despretensão. Sem falar no elenco, todo formado por rostos pouco conhecidos do grande público, detalhe que torna as histórias – que têm um pé no realismo fantástico – ainda mais convincentes e sedutoras. Como disse Suzana Uchôa Itiberê em sua crítica publicada no portal OQVER, “sem abusar dos clichês, o cineasta rejeita estereótipos e arranca interpretações afinadas do belo e carismático elenco”. Leia abaixo o ótimo texto de Suzana.


Crítica | Noite de Verão em Barcelona

Por Suzana Uchôa Itiberê


Cena do filme "NOITE DE VERÃO EM BARCELONA"


A despretensão é o maior trunfo dessa produção espanhola que fala de amor em um painel de seis histórias que correm em paralelo. Cada uma delas funciona por si só, mas são alinhavadas por um mesmo fio: a passagem do Cometa Rose pelo céu de Barcelona, um fenômeno que ocorreu no verão espanhol de 2013 e levará séculos para se repetir.

Noite de Verão em Barcelona foi o longa de estreia de Dani de la Orden, hoje um dos diretores da badalada série Elite, da Netflix. Seus enamorados são dos tipos mais variados. Um dos casais é homossexual, porém inserido no machista universo do futebol. Outro entra em crise por conta de uma gravidez não planejada, enquanto dois amigos disputam a mesma mulher. O segmento mais sutil envolve um grupo que se reúne para jantar, e só um deles continua solteiro – você vai saber por quê.


Cena do filme "NOITE DE VERÃO EM BARCELONA"


Sem abusar dos clichês, o cineasta rejeita estereótipos e arranca interpretações afinadas do belo e carismático elenco. O rosto mais conhecido é o de Jan Cornet, que alcançou fama internacional no papel de Vicente em A Pele que Habito, uma atuação que deu a ele o Prêmio Goya de ator revelação. Dois anos depois, o cineasta retomou o formato em Barcelona, nit d'hivern (Noite de Inverno em Barcelona). Bem que a Pandora Filmes podia comprar para sua plataforma de streaming.


Cena do filme "NOITE DE VERÃO EM BARCELONA"


Ficha Técnica

Título: Noite de Verão em Barcelona/Barcelona nit d estiu Direção: Dani de la Orden Duração: 96 minutos

País de Produção/Ano: Espanha, 2013 Elenco: Francesc Colomer, Jan Cornet, Joan Dausà, Àlex Monner Distribuição: Pandora Filmes




254 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page